
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que o Brasil “deu uma lição de democracia ao mundo” com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado.
“Eu estou feliz. Não pela prisão de ninguém, mas porque este país demonstrou maturidade para exercer a democracia em sua plenitude”, declarou.
A fala ocorreu no Palácio do Planalto, durante a sanção da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Lula também comentou o encerramento do processo no STF contra sete réus da trama golpista, que resultou no início da execução das penas — incluindo os 27 anos e três meses de prisão impostos a Bolsonaro.
“Sem alarde, a Justiça brasileira mostrou sua força. Não se intimidou com ameaças externas e fez um julgamento primoroso, baseado em acusações que partiram de dentro da própria quadrilha que tentou derrubar este país em 2022”, afirmou.
O presidente destacou ainda o caráter inédito das prisões. “Pela primeira vez em 500 anos, há alguém preso por tentativa de golpe. Um ex-presidente da República e quatro generais de quatro estrelas. A democracia vale para todos, não é privilégio de ninguém.”
A condenação dos sete réus ocorreu em 11 de setembro. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF os considerou culpados por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.


