Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Nicolás Maduro, da Venezuela, discutiram por telefone nesta quarta-feira (5/6) sobre as próximas eleições presidenciais venezuelanas, programadas para o dia 28 de julho.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula enfatizou que o processo eleitoral deve ter “ampla presença de observadores internacionais” e reiterou seu apoio aos acordos de Barbados, que estabelecem diretrizes para a realização de eleições livres na Venezuela.

Lula também expressou a esperança de que as sanções contra a Venezuela sejam levantadas para que as eleições ocorram em um “clima de confiança e entendimento”.

Além das eleições, os presidentes abordaram questões comerciais entre os dois países, a possível assinatura de um acordo para facilitar investimentos e a renegociação da dívida bilateral.

Lula agradeceu a Maduro pelo apoio na eleição da ministra Sonia Guajajara à presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac), sendo a primeira vez que um representante do governo brasileiro ocupa essa posição.

Artigo anteriorBlogueira se apresenta dois dias após morte de paciente por fenol
Próximo artigoCom apoio do Governo do Amazonas, BID Invest realiza em Manaus a 22ª Semana da Sustentabilidade