
Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, estiveram no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, onde participaram de atividades com o cacique Raoni Metuktire. O líder indígena recebeu pessoalmente das mãos de Lula a insígnia da Ordem Nacional do Mérito, no grau Grã-Cruz — a mais alta condecoração civil concedida pelo governo brasileiro.
A honraria foi outorgada por “relevantes serviços prestados na defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente”, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU). A cerimônia ocorreu na Aldeia Piaraçu, localizada na Bacia do Rio Xingu.
Pela manhã, Lula teve uma reunião reservada com Raoni e, ao longo do dia, deve se encontrar com outras lideranças indígenas da região.
Também integraram a comitiva oficial o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que acompanha ações do governo voltadas às etnias Xavante e Tapirapé. O ministério investiu cerca de R$ 14 milhões em projetos voltados à segurança alimentar e geração de renda, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Durante a visita, Fávaro deve ouvir demandas locais para a ampliação dessas iniciativas junto aos povos indígenas do Xingu.