O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (20) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Com 45 anos, Messias poderá permanecer na Corte por até três décadas, até atingir a idade da aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

Antes de tomar posse, o indicado deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado tanto no colegiado quanto no plenário. A data da análise ainda não foi definida.

No comando da AGU desde 1º de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula, Jorge Messias é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Pernambucano do Recife, é formado em Direito pela UFPE e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).

Ele também atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República no governo Dilma Rousseff, função responsável pelo assessoramento direto ao presidente.

Artigo anteriorBrasil registra 16 mortes por intoxicação por metanol e total de casos chega a 97
Próximo artigoBlack Friday deve injetar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro