
Brasil – Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Colômbia, Gustavo Petro, conversaram por telefone na manhã desta quinta-feira (9). Durante a ligação, o chefe do Executivo colombiano reafirmou seu compromisso com uma transição pacífica no país, que elegeu o advogado e empresário Abelardo de la Espriella como novo presidente no último dia 21 de junho. O direitista assumirá o cargo em agosto.
A conversa ocorre em meio a um impasse na transição presidencial no país vizinho. Durante a semana, Petro fez uma série de críticas a Abelardo de la Espriella. Afirmou que “não reconhece a legitimidade do novo governo” e que o empresário “não venceu a eleição”. Acusou também o presidente eleito de “destruir a Constituição” e disse que ele venceu o pleito “com ajuda estrangeira”.
De la Espriella, por sua vez, acusou Petro de golpismo e apelou às Forças Armadas para que protejam a Constituição e a democracia.
Segundo nota à imprensa, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência informou que, durante a conversa, Lula agradeceu ao presidente da Colômbia pela amizade e pela cooperação com o Brasil e destacou a determinação de Petro em promover a sustentabilidade ambiental, a preservação da Amazônia e o enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado transnacional.
Nos três anos e meio em que Lula e Petro coincidiram como chefes do Executivos dos dois países, a Colômbia foi um dos destinos mais frequentes do petista na América Latina, com cinco viagens oficiais. O presidente colombiano, por sua vez, veio diversas vezes ao Brasil, incluindo uma visita de Estado a Brasília e a participação na inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional de Manaus, em 2025.
A Secom destacou ainda que Brasil e Colômbia estão “unidos por uma ampla agenda de interesses comuns e terão somente a ganhar se continuarem trabalhando juntos”.


