O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de pelo menos seis fóruns internacionais até dezembro deste ano. Entre eles, a cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro em novembro. Além deste evento, Lula visitará outros países, totalizando 15 viagens internacionais em 2024, com a possibilidade de o número subir para 16 caso ele compareça à posse da nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, marcada para 1º de outubro.

Lula deve participar da Assembleia Geral da ONU em Nova York no final deste mês, onde o Brasil promoverá duas reuniões globais paralelas ao evento.

Em outubro, o presidente viajará a Cazã, na Rússia, para a cúpula dos Brics. O bloco, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora conta também com Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. A presidência rotativa do grupo está atualmente com a Rússia.

Ainda em novembro, Lula irá a Lima, no Peru, para a reunião de líderes econômicos da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e a Baku, no Azerbaijão, para a COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). No mesmo mês, ele será o anfitrião da cúpula do G20, encerrando a presidência brasileira do bloco, que inclui as maiores economias do mundo e as uniões Africana e Europeia.

Em dezembro, Lula participará da reunião do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai, com os líderes de Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Artigo anteriorBrasil derrota a Colômbia e garante a medalha de bronze no futebol de cegos
Próximo artigoSine Manaus oferece 458 vagas de emprego nesta segunda-feira, 9/9