Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira a lei que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado em todo o país.

O projeto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A sanção de Lula será publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira.

A data é marcada como feriado em apenas alguns estados, como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Também é feriado municipal em 1.260 cidades brasileiras, entre elas São Paulo. Como o Brasil tem 5.568 municípios, o Dia da Consciência Negra é, portanto, feriado em apenas 29% das cidades do país.

A criação de um feriado nacional para celebrar o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas, foi um pleito apresentado pela bancada negra da Câmara. A criação do feriado não foi consenso no Plenário.

A exemplo do que ocorreu no início do mês, quando a Câmara aprovou a urgência para aprovar o projeto, o Partido Novo e o PL foram contrários à criação do feriado nacional sob o argumento de que isto poderia gerar impactos diretos sobre a economia.

Fonte: O Globo

Artigo anteriorJustiça penhora R$ 466 mil da conta de igreja Mundial
Próximo artigoLuciano Huck cobra mudanças na Globo depois de fracasso de programa