Durante uma reunião ministerial na última quinta-feira (8), o presidente Lula (PT) sugeriu a possibilidade de convocar novas eleições na Venezuela como solução para a crise política gerada por seu aliado, o presidente Nicolás Maduro.

Embora Maduro tenha sido declarado vencedor nas eleições pelo seu próprio governo, o resultado é amplamente contestado pela oposição e por diversos países. Segundo fontes ouvidas pela Folha de S.Paulo, Lula afirmou que não seria possível reconhecer a legitimidade da eleição sem uma comprovação clara de sua lisura. Para ele, Maduro teria que convocar novas eleições ou aceitar o rótulo de ditador.

Lula também mencionou a intenção de articular, em conjunto com os presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro, uma solução para o impasse venezuelano.

Por outro lado, a oposição venezuelana considera a ideia de novas eleições absurda, alegando que já venceram e que uma nova votação apenas daria a Maduro outra oportunidade de organizar uma fraude ainda mais elaborada.

Artigo anteriorEm Apuí, bombeiros da Operação Aceiro combatem incêndio em área de pasto
Próximo artigoPaís registra 164,2 mil estupros de crianças e adolescentes em 3 anos