Uma madeireira localizada no município de Rio Preto da Eva, a 80 km de Manaus, foi flagrada com ‘gato’ de energia (ligação clandestina) durante fiscalização da Eletrobras no dia 2/3.
A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações-DECFS e perícia do Instituto de Criminalística.
A irregularidade foi constatada e devidamente caracterizada adotando-se os procedimentos de abertura do Termo de Ocorrência e Inspeção-TOI, levantamento da carga instalada e recuperação de energia. O prejuízo causado à Eletrobras Distribuição Amazonas foi estimado no valor de R$ 217.133,84.
O responsável pela Fábrica foi notificado pela autoridade policial a comparecer até a Delegacia Especializada para prestação de esclarecimento sobre o ilícito e a unidade consumidora teve o fornecimento de energia elétrica suspenso de imediato conforme Art. 170 da Resolução 414/2010.
A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.