
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comentou nesta quarta-feira (6) sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, classificando-a como um “novo começo” para as relações entre os dois países. Desde 2019, as relações diplomáticas entre Venezuela e EUA estão rompidas, após o governo chavista interromper os laços durante o primeiro mandato de Trump.
Maduro afirmou que, ao contrário de seu primeiro mandato, ele espera um “novo começo” e acredita que tanto os EUA quanto a Venezuela podem se beneficiar dessa nova fase. “Não nos saímos bem no primeiro governo de Trump, mas agora há uma oportunidade para que os dois países saiam ganhando”, disse o ditador em entrevista ao canal estatal VTV.
Ele também destacou que o governo venezuelano está disposto a estabelecer “relações de trabalho conjuntas” com qualquer pessoa ou empresa disposta a investir no país, apesar das sanções impostas pelos EUA. Segundo Maduro, ele já expressou essa disposição a “todos os americanos” que visitam a Venezuela.
Maduro ainda afirmou que, após a vitória de Trump, o presidente americano tem uma “oportunidade de ouro” para “acabar com as guerras” e promover relações de respeito com a América Latina. Ele também enfatizou que o governo venezuelano não interferirá nos assuntos internos dos EUA, alegando que a Venezuela defende a soberania e o respeito pela sua cultura e identidade.
Em seu primeiro mandato, Trump foi um dos maiores críticos de Maduro, chamando-o de “ditador” e impondo duras sanções à economia venezuelana, principalmente ao setor petrolífero, vital para o país.


