Uma moradora de Belo Horizonte foi expulsa do carro por um motorista de aplicativo de transporte enquanto tentava voltar para casa no último domingo (3). O motivo? O fato do filho dela, de apenas 1 ano, não usar máscara de proteção contra o novo coronavírus. Apesar da exigência do condutor, o acessório é utilizado a partir dos 4 anos, conforme especialista.

O BHAZ entrevistou Elaine Cristina que relembra os momentos angustiantes que passou. “Estava na casa de uma amiga no Caiçara e ela pediu um carro para eu ir embora. Não tenho hábito de andar de Uber, tanto que nem o aplicativo tenho instalado. Chovia muito na hora e a mãe desta amiga me acompanhou até o carro”, diz.

Assim que entrou no veículo, antes mesmo da corrida ser iniciada, o motorista questionou sobre o uso da máscara. “Falei que estava usando e ele disse: ‘Não falo da sua, mas a da criança’. Tentei explicar que ele é um bebê, só tem 1 ano, mas ele me repreendeu falando: ‘Não interessa. Se não tiver máscara [para ele] não levo vocês’”. Elaine tentou convencer o condutor, mas ele se mostrou irredutível.

“Por fim ele começou a gritar comigo. Lembro do que ele falou: ‘Você vai sair do meu carro agora. Eu sou do grupo de risco’. Falei que meu filho corria risco de ser infectado também, mas não adiantou. Ele gritou de novo: ‘Sai do meu carro’”.

Debaixo de chuva

Elaine foi expulsa do carro e obrigada a ficar debaixo da chuva com o filho. “Pedi para ele esperar eu ligar para a minha amiga me encontrar, pois chovia demais e estava sem sombrinha. Ele não aceitou falando que não poderíamos ficar nem ‘meio minuto’. Eu e meu filho nos molhamos todos, pois com a chuva a minha amiga não escutava eu tocando campainha e batendo no portão”, relembra.

Para a sorte de Elaine, a mãe da amiga ouviu os chamados e abriu o portão. As roupas do bebê ficaram todas molhadas e foi preciso secá-las com o ferro. O menino tomou um “banho quente” e ficou muito assustado com tudo. “Ele tremia muito devido ao susto que levou e respirava fundo. Fiquei até com medo. Foi muito constrangedor o que passamos”.

Trauma

A mãe e o bebê voltaram para a casa deles no Barreiro após um familiar buscá-los. “Não quero andar de Uber nunca mais. Fiquei chateada com o acontecido. O motorista poderia ter entendido e nos levado para casa. Precisei chamar o primo do meu marido para nos buscar, pois meu companheiro estava trabalhando”, destaca.

Elaine pretende fazer um registro policial nesta quarta-feira (6). “Tive que andar com o bebê debaixo de chuva. Isso não se faz. Hoje ele está com febre”.

Máscara

O médico infectologista Carlos Starlng explica que crianças com a idade do filho de Elaine não precisam usar máscara de proteção. “O uso é a partir dos 4 anos. Antes disso não se usa, pois é um perigo a criança se sufocar, já que ela pode se enrolar na máscara e até morrer. Máscara não é utilizada em criancinhas”, explica ao BHAZ.

A atitude do motorista foi “completamente injustificável”, para o especialista que integra o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). “Crianças têm quadros clínicos mais brandos e, portanto, transmitem menos as infecções”. Starling reforça que as demais parcelas da população não podem deixar de usar o acessório.

“Vivemos um momento preocupante em BH, onde o sistema de saúde está muito pressionado. Todo cuidado é pouco. Uso de máscara, distanciamento social e sair de casa só quando tiver necessidade”, oriente.

O que diz a Uber?

A Uber disse que, perante os Termos de Uso, “motoristas parceiros podem cancelar as viagens sempre que não se sentirem seguros”. “Incluindo se os usuários ou seus acompanhantes não estiverem usando máscaras”, alegou em nota enviada à reportagem.

O mesmo é válido, segundo a empresa, para os usuários quando o condutor não usar o acessório de proteção. A nota enviada pode ser lida na íntegra abaixo.

Nota da Uber na íntegra

“De acordo com os Termos de Uso da plataforma, motoristas parceiros podem cancelar as viagens sempre que não se sentirem seguros – incluindo se os usuários ou seus acompanhantes não estiverem usando máscaras. O usuário também pode cancelar sem qualquer tipo de taxa caso o motorista não esteja utilizando máscara”.

Artigo anteriorGanhadores de R$ 325 milhões da ‘Mega da Virada’ não resgataram prêmio
Próximo artigoIdosa de 95 anos morre carbonizada em incêndio dentro de casa