Amazonas – O programa do Governo Federal “Mais Luz para a Amazônia”, implantado pela Amazonas Energia, está impactando positivamente a vida de diversas famílias que vivem em áreas isoladas no interior do Estado. Até o momento, no Amazonas, já foram instalados mais de 4,5 mil kits com painéis solares fotovoltaicos para levar luz a regiões que até então dependiam de motores a diesel como única fonte de energia elétrica. Para o próximo ano, mais 7 mil famílias devem ser impactadas positivamente.

O trabalho da concessionária nos últimos anos foi responsável por tirar comunidades inteiras do escuro, dentre elas as 78 famílias que vivem na na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Lago do Piranha, no município de Manacapuru. Os kits de energia solar instalados nas residências incluem painéis solares, baterias e inversores, que permitem armazenar a energia produzida durante o dia para ser usada à noite. Além de proporcionar mais conforto e segurança para as famílias, a energia solar também tem um impacto positivo na economia local, pois reduz a dependência de geradores a diesel, que são caros e poluentes.

O sucesso do programa pode ser medido pelo impacto na vida dos beneficiários, como o auxiliar de serviços gerais, Aldenei Santana, morador da RDS do Piranha. Segundo Aldenei, antes de receber o kit de energia solar, não era possível realizar atividades que hoje já estão incluídas na sua rotina. “Antes aqui a gente não tomava água gelada, não tínhamos ventilador, não tínhamos como imprimir documentos na escola. E com a energia solar hoje nós podemos fazer tudo isso”, celebra Aldenei.

Segundo dados oficiais da Amazonas Energia, somente na capital do Amazonas e nos municípios da calha do Rio Purús, já são 2.180 famílias beneficiadas, número que deve ser expandido no próximo ano. Com a expansão, não apenas as residências como os demais serviços básicos das comunidades irão sentir de imediato o impacto positivo. Foi o que aconteceu na única escola infantil da comunidade da RDS do Piranha, conforme relatou a secretária da instituição, Maricelia Damasceno.

“Melhorou muito, pois hoje nós temos internet na escola onde os alunos podem fazer pesquisa, antes não tínhamos isso. Melhorou muito a nossa realidade na Reserva do Piranha”, pontua Damasceno.

Lançado em 2020 após uma reformulação do “Luz Para Todos”, o “Mais Luz para a Amazônia” tem como objetivo levar energia elétrica para famílias que vivem em áreas remotas da região amazônica e, assim, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, além de contribuir para a conservação do meio ambiente. O programa evidencia ainda a importância da energia solar como uma alternativa de fonte renovável e acessível para regiões que ainda enfrentam dificuldades na distribuição de energia elétrica.

Artigo anteriorIrmão de Lana Del Rey posta fotos durante passeio na Floresta Amazônica
Próximo artigoWilson Lima anuncia reajuste para servidores da Educação e coloca piso salarial de professores entre os maiores do país