MANAUS – A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou uma ação de conscientização do combater a violência contra os idosos no estado, na manhã desta sexta-feira (12), na Bola do Produtor, na avenida Autaz Mirim, zona leste de Manaus.

Dados divulgados pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) apontam que, só neste ano, 37 mil notificações de violência contra os idosos foram registradas pelo Disque 100 e outros canais de denúncia em todo o Brasil.

Coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc (Seadpi), a iniciativa contou com o apoio do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com entrega de panfletos para reforçar sobre os direitos da pessoa idosa junto à população, visando combater esses números.

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, ressaltou que o Governo do Amazonas busca, por meio de serviços de proteção, combater a violência contra os idosos no estado.

“O governador Wilson Lima se preocupa em criar políticas públicas destinadas a essa classe que tanto precisa do nosso olhar. Nossa missão é proteger a pessoa idosa e vamos continuar lutando para garantir seus direitos”, disse a gestora.

Segundo a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Luciana Andrade, durante a pandemia houve um aumento significativo de violência contra os idosos e, em razão disso, a Sejusc viu a necessidade de informar a população sobre os direitos deles.

“Esse número crescente de violência contra os idosos é o segundo no estado, só perde para a violência contra as mulheres. Então nós vimos a necessidade de realizar ações de conscientização, para alertar e informar a sociedade sobre os direitos dos idosos. Vamos continuar alertando as pessoas em toda parte da cidade”, informou a secretária.

A titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Andréa Nascimento, informou que, desde o ano passado, foi observado o aumento no número de denúncias e crimes praticados contra a pessoa idosa em âmbito familiar.

“Por conta do aumento das denúncias, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública passou a coordenar uma operação em âmbito nacional denominada Vetus, e neste ano nós estamos na segunda edição dessa operação. A ação de hoje faz parte do Vetus, e nesse momento todos os estados estão envolvidos, inclusive o Distrito Federal, realizando ações de prevenção, como também de repressão aos crimes praticados contra os idosos”, disse.

Artigo anteriorEm comemoração ao natal, Manaus dará início à Campanha ‘Presente Solidário’
Próximo artigoJovem amamentando em praça é morta a tiros no Piauí