A 6ª edição da FIGA (Feira Internacional de Gastronomia Amazônica) acontece em Manaus, Amazonas, de sexta-feira (3) a domingo (5). Reconhecida como a principal vitrine da culinária regional, a feira celebra a gastronomia amazônica como patrimônio cultural e econômico do Brasil.

Organizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a FIGA reúne chefs nacionais e internacionais com o objetivo de colocar Manaus em destaque no mapa gastronômico mundial.

A edição de 2025 traz o tema “O grande mercado Amazônia” e contará com uma programação diversificada, incluindo estandes, aulas-show, experiências sensoriais e palestras. Um dos destaques é a 1ª Conferência Empresarial Abrasel Amazonas, voltada a estimular a inovação e fomentar negócios no setor de alimentação.

Entre os chefs confirmados, está Marsia Taha, do restaurante Arami, em La Paz, Bolívia, eleita Melhor Chef da América Latina em 2024 pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. A feira também valoriza a culinária de diferentes regiões do Brasil, com nomes como Raul Lemos, vice-campeão do “MasterChef Brasil”; Ariani Malouf, do Mahalo Cozinha Criativa, em Cuiabá; Selma Reis (Empório dos Reis) e Zefinha Amazonas, ambos em Manaus; e Hiroya Takano, do restaurante japonês Shin Suzuran, na capital amazonense.

O evento ainda contará com a presença do consultor espanhol Jordi Tresseras, da Unesco, reforçando a integração entre gastronomia e cultura.

Com mais de 50 estandes, destaca-se o Grupo Engenho, que apresenta produtos como azeites e bacalhau, usando a gastronomia como vetor de desenvolvimento econômico e cultural do estado.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial da feira.

Serviço:

FIGA 2025 – Feira Internacional de Gastronomia Amazônica
Data: 3 a 5 de outubro
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques, Avenida Constantino Nery, 5001 – Flores, Manaus – AM
Programação completa: consulte o site oficial da feira

Artigo anteriorBombeiros resgatam homens intoxicados no bairro Tarumã após ficarem presos em caixa d’água
Próximo artigoReabilitação facial gratuita: a missão do Centro de Especialidades Odontológicas da UEA em transformar vidas