Manaus – A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, reinaugura nesta quinta-feira (29), sua unidade localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. A loja teve a fachada recuperada e sua marquise totalmente restaurada, em um processo que durou seis meses.
O projeto de recuperação e restauração do edifício, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb), foi iniciado em maio deste ano, após ser constatado que as peças da marquise apresentavam alto grau de corrosão.
A estrutura metálica, incorporada à construção histórica posteriormente, foi retirada e desmontada, e teve cada peça etiquetada e catalogada. Foram identificadas, então, as imperfeições existentes e reparos necessários em cada item. A partir dessa análise, conduzida por especialistas, foi apresentado projeto de restauração dos elementos e recuperação da fachada.
“O prédio onde funciona a loja Marisa tem grande valor histórico e cultural. Por isso, nos empenhamos em criar um projeto que preservasse as características originais e o aspecto geral do edifício, construído há mais de 100 anos e tombado pelo Patrimônio Histórico”, afirma Marcelo Pimentel, vice-presidente de vendas e operações da Marisa.
Preservação – A marquise recebeu jateamento com microesferas de vidro, para que fossem retiradas as camadas de tintas que recobriam o material e a ferrugem, e o ferro foi tratado com produto anticorrosivo. Para preservar a armação, foram feitos também enxertos (partes moldadas em material específico para recomposição da marquise). Na última etapa da restauração, as peças da estrutura receberam ainda nova pintura, na cor preta, e os vidros aramados que compunham a marquise foram substituídos.
As intervenções na área externa do prédio incluíram higienização da fachada, correção de fissuras, retirada de microflora, recomposição e reparo de peças quebradas e recuperação dos arcos das portas, construídos no início do século. A fachada loja ganhou ainda nova pintura, na cor rosa antigo, que remonta ao período em que o prédio foi construído.
“A recuperação do edifício é um ato de respeito à história de Manaus e reforça o compromisso da Marisa com a preservação do patrimônio cultural e histórico das cidades onde está presente. Estamos muito felizes por entregar ao povo manauara esse símbolo da Belle Époque totalmente restaurado”, completa Marcelo Pimentel.
Com informações da assessoria