Manaus – A Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil, reinaugura nesta quinta-feira (29), sua unidade localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. A loja teve a fachada recuperada e sua marquise totalmente restaurada, em um processo que durou seis meses.

O projeto de recuperação e restauração do edifício, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb), foi iniciado em maio deste ano, após ser constatado que as peças da marquise apresentavam alto grau de corrosão.

A estrutura metálica, incorporada à construção histórica posteriormente, foi retirada e desmontada, e teve cada peça etiquetada e catalogada. Foram identificadas, então, as imperfeições existentes e reparos necessários em cada item. A partir dessa análise, conduzida por especialistas, foi apresentado projeto de restauração dos elementos e recuperação da fachada.

“O prédio onde funciona a loja Marisa tem grande valor histórico e cultural. Por isso, nos empenhamos em criar um projeto que preservasse as características originais e o aspecto geral do edifício, construído há mais de 100 anos e tombado pelo Patrimônio Histórico”, afirma Marcelo Pimentel, vice-presidente de vendas e operações da Marisa.

Preservação – A marquise recebeu jateamento com microesferas de vidro, para que fossem retiradas as camadas de tintas que recobriam o material e a ferrugem, e o ferro foi tratado com produto anticorrosivo. Para preservar a armação, foram feitos também enxertos (partes moldadas em material específico para recomposição da marquise). Na última etapa da restauração, as peças da estrutura receberam ainda nova pintura, na cor preta, e os vidros aramados que compunham a marquise foram substituídos.

As intervenções na área externa do prédio incluíram higienização da fachada, correção de fissuras, retirada de microflora, recomposição e reparo de peças quebradas e recuperação dos arcos das portas, construídos no início do século. A fachada loja ganhou ainda nova pintura, na cor rosa antigo, que remonta ao período em que o prédio foi construído.

“A recuperação do edifício é um ato de respeito à história de Manaus e reforça o compromisso da Marisa com a preservação do patrimônio cultural e histórico das cidades onde está presente. Estamos muito felizes por entregar ao povo manauara esse símbolo da Belle Époque totalmente restaurado”, completa Marcelo Pimentel.

 

Com informações da assessoria

Artigo anteriorHomem oferece macaco na OLX em troca por TV e acaba sendo autuado
Próximo artigoCorpo é encontrado com sinais de tortura ao lado de bilhete misterioso na Zona Leste