A intensificação de ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem serão o destaque das atividades durante o Novembro Azul. O foco será atividades que promovam a saúde integral do homem, a prevenção de doenças e o bem-estar físico e mental, sob o tema “Masculinidades e Saúde do Homem”.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a Atenção Básica aproveita o Novembro Azul, que é um movimento internacional dedicado à conscientização na luta contra o câncer de próstata, para fortalecer as ações direcionadas aos homens, abordando a saúde integral do público masculino.

O objetivo da Semsa, de acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Homem, da Semsa, Maria Eliny Rocha, é contribuir para a compreensão das representações do ser homem, ajudando a refletir sobre os princípios para a promoção da saúde masculina, promovendo ações que valorizem ambientes estimulantes e que permitam a esses homens serem protagonistas das ações do setor saúde.

As ações serão executadas pelas Unidades de Saúde e irão alertar sobre questões como o cuidado em Saúde Bucal, aquisição de hábitos saudáveis com prática de atividade física e alimentação saudável, hipertensão arterial e diabetes, imunização, realização de exames de rotina e do teste rápido para HIV, sífilis e hepatite.

Entre os exames oferecidos aos homens durante o pré-natal do parceiro estão o hemograma completo, lipidograma, glicemia, tipagem sanguínea, dosagem de glicose, aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), fator RH e os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite.

 

Artigo anteriorCasal é preso por tráfico de drogas no bairro Educandos
Próximo artigoCom músicas de Rei Leão e Sítio do Pica-Pau Amarelo, Orquestra de Violões reapresenta “Tempo de Criança”