A maternidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Balbina Mestrinho, está entre as vencedoras do projeto nacional “Laboratório de Inovação em Enfermagem”, com a experiência de parto na água, do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI). O projeto da maternidade, único da região Norte a participar e ser premiado, é uma das 16 iniciativas que irão receber certificação durante cerimônia de reconhecimento às práticas inovadoras no dia 9 de dezembro, no auditório da Opas, com transmissão virtual.

A premiação, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), avaliou 24 projetos finalistas, entre eles o projeto “Mudando a forma de nascer no Estado do Amazonas: implantação de parto na água, no CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho”.

A diretora da Maternidade Balbina Mestrinho e autora do projeto, Rafaela Faria, classifica a certificação do projeto como uma vitória para a saúde do Estado e um reconhecimento dos esforços dos profissionais que atuam na unidade.

“Essa premiação é motivo efetivamente de muito orgulho, porque foram muitos esforços para que pudéssemos alcançar êxito. Através dessa premiação, todos ganhamos. Ganhou a Secretaria de Saúde, a mulher amazonense e as famílias. Esse prêmio é nada mais do que o reconhecimento dos nossos esforços e principalmente da enfermagem obstétrica, que conseguiu um espaço humanizado para poder desenvolver o seu trabalho da admissão a alta no parto natural”.

Disputa e avaliação

A unidade inicialmente concorreu com outras 329 propostas e, após um seminário realizado em Brasília, em março de 2020, que contou com a participação de 39 projetos, tornou-se finalista.

Na fase final, a maternidade recebeu in loco a visita da comissão de avaliadores do Laboratório de Inovação em Enfermagem, que também visitou outras 12 cidades localizadas em oito estados e no Distrito Federal para conhecer as 24 experiências finalistas. A diretora revelou que a visita da comissão foi positiva, já que os avaliadores puderam conhecer detalhes dos serviços ofertados pela maternidade.

“Eles ficaram muito impressionados. Quando conheceram o projeto como um todo, gostaram muito de todos os detalhes. Então nós estamos carregando tudo com muito orgulho e também como motivação para que continuemos, não só melhorando este serviço, como todos os serviços que estão vinculados à maternidade”.

Desde que foi implantado, em junho do ano passado, o CPNI realiza mensalmente entre 45 e 60 partos em média, uma meta elevada, que sofreu redução durante o período do pico da pandemia devido a suspensão do parto na água por parte do Ministério da Saúde.

De acordo com a direção, a maternidade está retomando o serviço de parto na água, cumprindo todas as medidas de segurança conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde e realizando os testes rápidos nas mulheres que desejam um parto humanizado nessa modalidade.

Artigo anteriorAfiliada do SBT em Manaus pede desculpa após divulgar fake news contra Wilson
Próximo artigoDiscriminação por idade levou 190 idosos a registrar BO em Manaus