Maués – A Terra do Guaraná confirmou na noite desta quinta-feira, 16, duas mortes por Covid-19. Entre os óbitos estão um indígena de 67 anos da Região do Rio Marau, na Reserva Indígena Saterê Mawé. O outro óbito trata-se de um idoso de mais de 80 anos. Um alerta para as autoridades de saúde do Município localizado a 267km da capital, com cerca de 62 mil habitantes, no qual, grande parte da população é idosa e 10% indígena.

As duas pessoas que vieram a óbito em Maués por Covid-19 estavam internadas no Hospital Raimunda Francisca Dinelli após testarem positivo para Covid-19.

A Prefeitura de Maués já conta com uma estrutura de 02 mil testes rápidos desde o dia 09 de abril e desde então já notificou 13 casos positivos. Dos 13 exames positivos por meio de testes rápidos, apenas 04 tiveram contraprova do Laboratório Lacen-AM até o momento.

Entre os investimentos anunciados pelo prefeito do Município, Júnior Leite, estão a aquisição de novos leitos, ventiladores mecânicos, equipamentos de segurança para os profissionais de saúde (macacões, máscaras N95), medicamentos e ainda uma parceria com o Grupo Samel e Instituto Transire que doaram cápsulas de ventilação não-invasiva. Maués foi o primeiro Município do interior a obter essa nova tecnologia que tem dado certo.

Para impedir o aumento no número de casos, Júnior Leite decretou também Toque de Recolher das 19h30 às 06h e reforçou ainda mais as fiscalizações nas barreiras sanitárias, montadas desde o dia 23 de *março*, na área portuária, aeroporto e estradas vicinais.

Uma outra medida foi descentralizar o atendimento de urgência do Hospital Raimunda Francisca Dinelli para a UBS Cecília de Oliveira que já funciona com serviços de Pronto-Atendimento 24h.

Maués também cumpre o decreto voltado aos estabelecimentos comerciais, permitindo apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Após confirmação das primeiras mortes por Covid-19, o prefeito Júnior Leite disse durante uma coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira, 16 de abril, que vai endurecer as medidas já decretadas para evitar aumento no número de casos.

Artigo anteriorContêiner frigorífico é instalado no HPS João Lúcio
Próximo artigoHomem invade UPA, faz refém e é morto ao reagir à abordagem policial