Analistas de mercado que participam da pesquisa semanal do Boletim Focus projetam um aumento da inflação para 2024 e 2025. No relatório divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Banco Central, os especialistas indicam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2024 em 4,12%, comparado a 4,1% na semana anterior. Essa é a terceira semana consecutiva de elevação nas projeções de inflação.

Os economistas também esperam um aumento do IPCA em 2025, com a expectativa de que o índice feche o ano em 3,98%, em comparação a 3,96% na semana passada. Essa é a segunda semana seguida com revisão para cima.

O Boletim Focus também apresenta uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% para 2024, um leve aumento em relação à projeção anterior de 2,19%. Entretanto, para 2025, a previsão é de queda, com o crescimento esperado em 1,92%, abaixo da taxa de 1,94% prevista na semana passada.

As expectativas para o câmbio e a taxa de juros permanecem estáveis em 2024. O dólar deve fechar o ano em R$ 5,30, o mesmo valor da semana anterior, enquanto a taxa Selic deve permanecer em 10,5%, índice vigente atualmente. Para 2025, os analistas projetam um aumento na Selic, que deve encerrar o ano em 9,75%, comparado a 9,5% da semana anterior.

Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus reúne estatísticas com base nas expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior. O relatório apresenta a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para inflação, atividade econômica, câmbio, taxa Selic e outros indicadores. Vale destacar que essas projeções refletem as expectativas do mercado, não do Banco Central.

Artigo anteriorFuncionários dos Correios anunciam greve
Próximo artigoTCU analisará devolução de relógio de luxo de Lula, avaliado em R$ 60 mil