
O sambódromo do Rio de Janeiro será palco neste sábado (21) do tradicional Desfile das Campeãs, encerrando as celebrações do carnaval carioca. Entre as agremiações que se apresentarão, a Unidos do Viradouro, campeã do grupo especial com pontuação máxima, trará um desfile especial em homenagem ao seu mestre de bateria, Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Mestre Ciça. Ele é o tema do enredo vitorioso da escola niteroiense.
Mestre Ciça: uma vida dedicada ao carnaval
Aos 70 anos, Mestre Ciça acumula 55 anos de dedicação ao carnaval. Sua trajetória inclui passagens como passista e ritmista em diversas escolas, o que lhe rendeu o reconhecimento de “mestre dos mestres” entre seus colegas.
Comandando a “Furacão Vermelho e Branco”, a bateria da Viradouro, Ciça é peça fundamental na definição do andamento e do ritmo do samba-enredo. O sociólogo Rodrigo Reduzino, pesquisador do carnaval carioca, destaca a importância do mestre de bateria.
A bateria como coração da escola
Reduzino compara a bateria ao coração de uma escola de samba, mas ressalta que ela é parte integrante de um sistema maior. “Pode ser que – a bateria seja como o coração. Mas também é parte integrante de um corpo, de um sistema como um todo.”
O especialista explica que a maestria de Ciça não se constrói da noite para o dia. “Precisa ter ciência e saber. Não é o saber de universidade. É um saber intelectual ancestral de lidar com esse conjunto, a ponto de direcionar o melhor ritmo e andamento para esse corpo”.
A sabedoria e o conhecimento de um mestre de bateria são transmitidos pela oralidade, vivência e experiência cotidiana, como pontua Reduzino, refletindo a continuidade da ancestralidade que marca a identidade de uma bateria.
A Unidos do Viradouro, que conquistou seu quarto título, inovou ao escolher como tema de seu enredo um elemento vivo da própria agremiação, celebrando a figura de Mestre Ciça. O desfile que consagrou a escola ocorreu na última segunda-feira (16).
O Desfile das Campeãs contará ainda com as apresentações da Mangueira (6ª), Imperatriz Leopoldinense (5ª), Salgueiro (4ª), Vila Isabel (3ª) e Beija-Flor (2ª).
Com informações da Agência Brasil


