Brasil – Os movimentos sociais e de moradia estarão representados no governo Lula a partir da criação de uma nova pasta, que era um compromisso de campanha do presidente. Trata-se da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, vinculada ao Ministério das Cidades.

Nesta terça-feira (24), o sociólogo e educador popular Guilherme Simões Pereira foi nomeado para o comando da secretaria em portaria publicada no Diário Oficial da União. Simões faz parte da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

“Enorme honra e responsabilidade! Agora é trabalhar pra que as quebradas sejam o centro da nossa política urbana. A periferia veio pra ficar!”, escreveu o novo secretário, através das redes sociais, ao anunciar a nomeação.

“Nossa prioridade será colocar a periferia no centro da agenda da política urbana. Como o presidente Lula costuma dizer, é hora de colocar o povo pobre no Orçamento”, disse ainda.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que também é coordenador do MTST e foi um dos articuladores da criação da Secretaria Nacional das Periferias, celebrou a nomeação de Guilherme Simões para o comando da pasta.

“Pela 1ª vez na História, o Brasil terá uma Secretaria Nacional das Periferias. E será comandada por um homem negro, morador do Grajaú e militante do MTST. Os objetivos da Secretaria são: combate às desigualdades e urbanização e regularização de favelas”, afirmou Boulos.

Fonte: Revista Fórum

Artigo anteriorPF cumpre busca e apreensão em residência de extremista que quebrou relógio do século XVII
Próximo artigoChina supera o Brasil e vira a maior grande produtora de peixes amazônicos