Um estudo para avaliar a eficácia da aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foi anunciado nesta quarta-feira, dia 28, pelo Ministério da Saúde.

O estudo, em pareceria com a Universidade de Oxford, deve começar na semana que vem, com 1200 participantes, moradores das cidades de São Paulo e Salvador, que tomaram as duas doses da CoronaVac há mais de seis meses.

A principal pesquisadora, Sue Anne Clemens, da instituição britânica, afirma que serão analisados casos de uso da terceira dose com diferentes imunizantes, de outras farmacêuticas.

“Vamos vacinar pessoas que já tenham tomado duas doses da CoronaVac, seis meses depois da segunda dose. Temos quatro grupos [de estudo]: um com reforço da CoronaVac, outros com Janssen, Pfizer e AstraZeneca”, diz.

Segundo a pesquisadora da Universidade de Oxford, o estudo serviria para subsidiar uma nova estratégia de vacinação. Contudo, a pesquisadora e o Ministério não explicaram que nova estratégia seria esta e por que a necessidade de intercambialidade para quem tomou duas doses da CoronaVac.

Artigo anteriorEleições 2022: Pesquisa de investidores mostra que Lula derrotaria Bolsonaro com 20 pontos de diferença
Próximo artigoJovens são assassinadas por membros de facção criminosa em área de mata; veja vídeo