BRASIL – O ministro Benedito Gonçalves, corregedor da Justiça Eleitoral, liberou para julgamento nesta quinta-feira (1º) uma ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Cabe agora ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcar a data para o julgamento pela corte.

Gonçalves apresentou um relatório detalhado ao TSE em que constam informações sobre os procedimentos realizados ao longo da ação judicial, incluindo dados de coleta de provas, além das alegações das partes envolvidas e a manifestação do Ministério Público Federal (MPF).

Ao liberar o processo para análise, Benedito Gonçalves abre caminho para que o caso seja julgado pelos demais ministros do TSE, que terão a responsabilidade de analisar as evidências e definir o futuro de Jair Bolsonaro, que pode se tornar inelegível.

A ação apura possíveis irregularidades cometidas pelo ex-presidente ao longo da campanha eleitoral de 2022, na qual Bolsonaro perdeu o pleito para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Artigo anteriorGoogle diz ao STF que pagou R$ 2,1 milhões em anúncios contra PL das Fake News
Próximo artigoSTF condena Collor a oito anos e dez meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro