O prefeito de Manaus, Artur Neto, se reuniu com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, nesta sexta-feira, 24/08, em Brasília, para pedir ajudar para conter os índices de violência e o crime organizado no Amazonas.

De acordo com o prefeito, os números da violência em Manaus e, principalmente, dos crimes contra o serviço público municipal, que já somam 1.826 roubos e furtos a unidades de saúde, escolas, ônibus e outras repartições públicas municipais. No encontro, Arthur também denunciou lavagem de dinheiro de 400 empresas para a facção criminosa Família do Norte (FDN).

O prefeito também disse que o Governo do Amazonas ‘cruzou os braços’ diante do crescimento de facções criminosas. A reunião aconteceu na sede do Ministério da Segurança Pública e teve a participação dos secretários de Inteligência e de Segurança Pública. O ministro se comprometeu em enviar uma equipe para avaliar a situação em Manaus e no Estado do Amazonas.

O ministro ouviu o prefeito e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro sobre os problemas enfrentados em Manaus. Ele sugeriu algumas providências e colocou-se à disposição para colaborar. “O prefeito expôs os problemas que ele tem em Manaus com a segurança, sobretudo os assaltos que estão sendo feitos a prédios municipais. Esse é um quadro que preocupa e que tem preocupado o prefeito. Nós nos colocamos à disposição dele, inclusive, colocando uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança para fazer um reconhecimento, fazer uma análise de risco e ver possibilidades para que nós possamos cooperar”, destacou Raul Jungmann.

Entre as alternativas para combater o crime em Manaus, o ministro sugeriu a parceria para melhoramento do sistema de vigilância por câmeras, a integração das câmeras com o sistema desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com uma universidade, e que permite o reconhecimento de pessoas e veículos que cometeram crimes. O treinamento e provimento de equipamentos para a Guarda Civil Metropolitana também foram soluções apresentadas pelo ministro.

O prefeito Arthur Virgílio também acatou a sugestão do ministro em promover a união dos governantes do Norte do País em torno da busca por soluções que minimizem a atuação das organizações criminosas. “Irei reunir todos os governadores e prefeitos, sobretudo das capitais, da Região Norte para se juntarem num esforço de denúncia, um esforço de enfrentamento, um esforço de não aceitação desse quadro de humilhação e de servidão a que querem submeter os brasileiros esses que são os barões do narcotráfico”, disse Arthur.

O prefeito de Manaus também lamentou o fato de não ter encontrado nenhum projeto do Governo do Amazonas no Ministério da Segurança. “Há uma requisição de munição e nada mais. Nada de preocupação efetiva com o narcotráfico que está tomando conta do meu Estado e que tomar conta do meu País”, finalizou.

Amazonas News com informações do Antagonista e D24am

Artigo anteriorDupla é executada com mais de vinte tiros no bairro Petrópolis, em Manaus
Próximo artigoSuspeitos são presos por morte de policiais em emboscada em bar