O Supremo Tribunal Federal (STF), na pessoa do ministro Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira, dia 30, que seja retoma a investigação que apura possível interferência do presidente da República Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

“Considerada a prorrogação de prazo para o término do presente inquérito, por mais 90 (noventa) dias, contados a partir do dia 27/7/2021 e a necessidade de realização de diligências pendentes para o prosseguimento das investigações, não se justifica a manutenção da suspensão da tramitação determinada pelo então relator em exercício, Min. MARCO AURÉLIO, em 17/9/2020”, diz a decisão do STF.

A investigação e inquérito foi iniciada no ano passado, após Sergio Moro, ao entregar o cargo de ministro da Justiça, afirmar que o presidente Jair Bolsonaro agiu para interferir na Polícia Federal, com pressão para alterações na composição da corporação.

As investigações acabaram sendo suspensas até que o Supremo julgasse outro processo, que decide se o presidente da República pode ser obrigado a prestar depoimento e em que formato, presencial ou por escrito. A decisão da suspensão foi tomada em setembro do ano passado, pelo então ministro do STF Marco Aurélio Mello, aposentado no início do mês.

No despacho do ministro Alexandre Moraes existe a possibilidade de Jair Bolsonaro ser ouvido “para data breve”, em 29 de setembro. O inquérito foi prorrogado por mais 90 dias a partir do dia 27 deste mês.

Artigo anteriorCerca de 90% brasileiros querem se vacinar contra a Covid-19 independente da marca do imunizante, diz pesquisa
Próximo artigoNível do rio negro diminui e marca 28,96 metros nesta sexta-feira (30); leia