O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado como relator de um pedido de liminar que busca suspender a ação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus terá início nesta terça-feira (2), às 9h.

O habeas corpus foi apresentado na última quarta-feira (27) pela defesa do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, integrante do núcleo 3 da ação sobre a suposta trama golpista. O sorteio que designou Mendonça como relator ocorreu na quinta-feira (28). Até o momento, não há despachos assinados pelo ministro no processo.

A defesa solicita não apenas a suspensão do processo, mas também a revogação da prisão preventiva de Ferreira Lima, detido desde novembro de 2024.

Ferreira Lima integra as Forças Especiais do Exército, apelidadas de “kids pretos”, e é acusado de participar de um plano para manter Jair Bolsonaro no poder.

O pedido também requer a anulação da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, argumentando que seus depoimentos apresentam “contradições e mentiras flagrantes”.

Artigo anteriorTJD-AM pune atletas do Itacoatiara FC por manipular resultados no Campeonato Amazonense Feminino
Próximo artigoSobrinha do senador Eduardo Braga se revolta após carro de luxo ser apreendido em blitz por IPVA atrasado; veja vídeo