Brasil – O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira (9) para a presidência da Corte pelos próximos dois anos. A eleição é feita entre os próprios ministros do tribunal. A atual presidente, ministra Rosa Weber, completará 75 anos em outubro e Barroso deve tomar posse como presidente da Corte em 28 de setembro.

Barroso foi eleito com 10 votos favoráveis e 1 contrário – é comum que o ministro que assumirá a presidência vote em seu vice, que será o ministro Edson Fachin.

As eleições no Supremo são protocolares. Na prática, o STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu o STF.

Ministro do STF desde 26 de junho de 2013, Luís Roberto Barroso é natural da cidade de Vassouras (RJ). É doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre direito constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Rio de Janeiro.

Vaga nova no STF

Para a vaga que ficará vaga após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, vários nomes já estão cotados, como o atual ministro da Justiça, Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão.

Fonte: Pleno News

Artigo anteriorIndicada por Lula, ex-advogada de Dilma Rousseff é empossada no TSE
Próximo artigoInscrições para curso de pré-aceleração de startups seguem até dia 18