Amazonas – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está entre as 11 unidades do Ministério Público que receberam a menção “excelente” por alcançar 100% de desempenho no mapa da transparência feito pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) – órgão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) -, que avalia os portais da transparência das unidades e ramos do MP brasileiro. O resultado, que avaliou os dados referentes ao 2º semestre de 2023, foi anunciado nesta terça-feira (17), durante a 5ª sessão ordinária no CNMP, e publicada no portal da instituição hoje.

Além do Amazonas, estão entre os melhores avaliados em 525 itens, entre eles a acessibilidade e adequação às normas vigentes, as procuradorias dos estados do Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Ao tomar conhecimento do ranking, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, celebrou a conquista e destacou o empenho da instituição e o compromisso com a transparência e a eficiência do Ministério Público do Amazonas. “A excelência conquistada é fruto do comprometimento de vários setores, sob a coordenação da subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos, Lilian Stone. O reconhecimento do CNMP nos engrandece e nos motiva a continuarmos aperfeiçoando a transparência da instituição’, disse.

A avaliação teve como base os parâmetros definidos na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência do CNMP.

De acordo com o conselheiro do CNMP Antônio Edílio, a análise dos portais institucionais foi realizada com “absoluto cuidado e responsabilidade, levando em consideração as regras trazidas pela Lei nº 13.709 (Lei Geral de Proteção de Dados) e pela Resolução CNMP nº 281/2023, que instituiu a Política Nacional de Proteção de Dados Pessoais no Ministério Público”.

Ao anunciar o ranking, nesta terça, Antônio Edílio, informou que determinou à equipe da CCAF que realizasse estudo técnico visando a atualização do Manual do Portal da Transparência à legislação vigente. “Parabenizo todos os procuradores-gerais e demais membros e servidores envolvidos na manutenção dos portais”, finalizou.

Artigo anteriorPL de Roberto Cidade que propõe protocolo antirracista nas unidades de ensino está em fase final de tramitação na Aleam
Próximo artigoSTF recebe pedido para incluir Eduardo Bolsonaro e Gustavo Gayer em investigações do 8/1