Nesta terça-feira (9), a NASA divulgou uma gravação áudio do funcionamento do laser instalado no rover Perseverance, que está em Marte.

A operação foi realizada no dia 2 de março, no sol 12, como são chamados os dias marcianos, na cratera marciana de Jezero.

O laser impactou 30 vezes uma rocha a aproximadamente 3,1 metros de distância, deixando pequenos orifícios na superfície rochosa.

Espera-se que a tecnologia permita estudar detalhadamente as rochas do Planeta Vermelho. Ao serem aquecidos a milhares de graus, seus fragmentos são evaporados, convertendo-se em plasma.

Após isso, a câmera SuperCam, instalada no mastro do rover, pôde realizar uma série de fotos para analisar sua composição química.

Além disso, o som dos impactos também fornece informação valiosa. Baseando-se em sua intensidade, é possível tirar conclusões sobre sua estrutura física.

Simultaneamente com os áudios, a agência publicou fotos das superfícies “atacadas” pelo rover Perseverance.

“A SuperCam realmente dá ao nosso rover os olhos para observar amostras de rochas promissoras e ouvidos para escutar como soam quando são impactadas pelo laser […]”, cita o astrofísico Thomas Zurbuchen, em comunicado da NASA.

Créditos: Sputnik

Artigo anteriorEm Parintins, Polícia Civil do Amazonas prende mulher por maus-tratos cometidos contra a filha de 4 anos
Próximo artigoMandetta diz que Bolsonaro e família têm obsessão por ‘região anal’