Amazonas – Após o levantamento realizado pelo Intercept Brasil divulgar que Elmar Cavalcante Tupinambá, avô do tiktoker Agenor Tupinambá, é um dos principais responsáveis pelo desmatamento da floresta amazônica, viralizou nas redes sociais uma publicação do influencer reclamando da fumaça no Amazonas.

“#EuQueroRespirar Estamos no meio da Amazônia e com o PIOR ar para respirar do planeta hoje. Vocês tem noção disso? Precisamos parar de queimar o lugar que garante a nossa vida. Quem puder, por favor, fique em casa. Não queremos ver hospitais lotados de pessoas com doenças respiratórias novamente. Estamos pedindo SOCORRO. #amazonia”, escreveu Agenor no Instagram.

Segundo o Intercept, Elmar e outros desmatadores contribuíram para o fumaceiro que assombra há meses o interior do Amazonas, e a cidade de Manaus.

Elmar Cavalcante Tupinambá foi multado em fevereiro de 2022 pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, por destruir ou danificar mais de 240 hectares de floresta nativa às margens do Rio Paraná Madeirinha e do Lago Imbaúba. O valor das multas soma mais de R$ 1,2 milhão.

Sozinho, ele foi responsável por 42% do desmatamento registrado no município nas duas últimas décadas, segundo os dados disponíveis nos sistemas de consulta pública do Ibama e do IPAAM.

Pronunciamento

Após a repercussão negativa do caso, Agenor Tupinambá se pronunciou nas redes sociais e disse que não tem relação com os crimes ambientais do avô. Veja a seguir:

Artigo anteriorBabá de apenas 13 anos é estuprada por servidor da Prefeitura de Manacapuru
Próximo artigoSine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta terça-feira (7)