Brasil – Em reunião bilateral nesta sexta-feira (1°), Nicolás Maduro prometeu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a realização de eleições presidenciais na Venezuela no segundo semestre de 2024.

Maduro foi quem levantou o tema das eleições, segundo destacaram fontes à CNN, ressaltando que fechou amplo acordo com vários partidos de oposição na Assembleia Nacional e que terão observadores internacionais e auditoria do pleito.

Ainda de acordo com as fontes, também foi debatido no encontro o cenário regional, a dívida para poder retomar maiores trocas comerciais entre os dois países e o combate conjunto aos garimpeiros ilegais em áreas Yanomami no território das duas nações.

Maduro também relatou melhorias na economia venezuelana, com redução da inflação.

Lula na Celac

O encontro entre Lula e Maduro aconteceu em São Vicente e Granadinas, onde o chefe de Estado brasileiro participou da Cúpula da Celac, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Lula afirmou que os israelenses impõem uma “punição coletiva” ao povo palestino. Ele também citou o ataque contra civis que esperavam ajuda humanitária na quinta-feira (29), em Gaza. Mais de 100 pessoas morreram, de acordo com autoridades de saúde de Gaza.

“A tragédia humanitária em Gaza requer de todos nós a capacidade de dizer um basta para a punição coletiva que o governo de Israel impõe ao povo palestino. As pessoas estão morrendo na fila para obter comida. A indiferença da comunidade internacional é chocante”, destacou.

Ele aproveitou o momento para cobrar ações da ONU e do Conselho de Segurança para frear o que chamou de “genocídio” em Gaza.

Fonte: CNN

Artigo anteriorTraficante “Pancadão” pediu devolução de R$ 2 milhões para o STF
Próximo artigoCom 45 delegados, Amazonas participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília