Brasil – O São Paulo é o grande campeão da Supercopa Rei 2024. No Mineirão, em Belo Horizonte, em jogão apresentado pelo Banco de Brasília (BRB) e realizado pelo Metrópoles Sports, o Tricolor venceu o rival Palmeiras por 4 x 2 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

A partida reuniu os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2023. Assim, o Tricolor Paulista garantiu mais uma taça inédita para sua galeria de troféus. E o jogão no Mineirão foi um sucesso dentro e fora das quatro linhas!

Mais de 20 mil torcedores das duas equipes deram um show nos arredores e no interior da arena mineira. Desde a chegada ao estádio até à saída do Mineirão, as torcidas de São Paulo e Palmeiras deram um exemplo de espírito esportivo e o jogão do Metrópoles Sports não teve incidentes ou confusões graves registradas.

O jogo deste domingo ficará marcado pela festa e pelo reencontro das duas torcidas, que não dividiam arquibancadas desde 2016. Por determinação do poder público, os clássicos em São Paulo só podem ser disputados com torcida única. O clima de paz e tranquilidade se deu em um esforço conjunto da equipe do Mineirão, da Federação Mineira de Futebol (FMF), do Metrópoles Sports e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

Para o Tricolor paulista, a partida marcava a chance do primeiro título de Thiago Carpini, técnico que assumiu a vaga deixada por Dorival Júnior, agora comandante da Seleção Brasileira.

Já o Palmeiras vem de um bicampeonato consecutivo no Brasileirão. A equipe comandada por Abel Ferreira também era a atual campeã da Supercopa do Brasil.

A disputa é mais uma atração do Metrópoles Sports – vertente do Grupo Metrópoles –, responsável pelas produções de eventos esportivos da marca. Desde 2022, a empresa organiza partidas entre times pelas principais competições nacionais, como Copa do Brasil, Brasileirão, Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho, além de um amistoso da seleção brasileira feminina.

O jogo

O Palmeiras foi a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco López. O São Paulo com: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia e Alisson; Wellington Rato, Luciano e Nikão; Calleri.

A partida começou quente. No primeiro lance de jogo, Luciano recebeu amarelo por falta dura em Flaco López. Na sequência, Rony chutou forte para boa defesa de Rafael. O jogo seguiu com muito equilíbrio até os 15 primeiros minutos, com os times se estudando e com muita disputa em cada lance do confronto.

Aos 23 minutos, quase o gol do São Paulo: Nikão chutou forte, a bola desviou em Gustavo Gómez e quase enganou Weverton, mas o goleiro do Palmeiras fez grande defesa. O Palmeiras respondeu no lance seguinte, com Mayke assustando a meta de Rafael. Jogão no Mineirão!

O jogo seguiu com o Palmeiras melhor na partida e assustando a meta de Rafael. Mas o Tricolor também não ficava para trás e, aos 40 minutos, quase marcou, mas Luciano perdeu o tempo do chute. E apesar das boas chances de gol, a final seguiu empatada para o segundo tempo.

Segundo tempo

A etapa final começou com o Palmeiras em cima. O Alviverde criou duas boas oportunidades antes dos cinco minutos, com Rony e López, e quase inaugurou o placar. Aos 20 minutos, Jhon Jhon, que substituiu Flaco López, cabeceou com perigo, sobre a meta de Rafael. Aos 29 minutos, Mayke quase marcou um golaço, mas a zaga do São Paulo tirou em cima da linha.

Porém no lance em seguida, o São Paulo desperdiçou a melhor chance do jogo: após bobeira da zaga do time de Abel Ferreira, Calleri saiu na cara de Weverton, mas o arqueiro do Palmeiras mostrou que não é um dos melhores goleiros do Brasil à toa e salvou o atual campeão. E sem gols no segundo tempo, a decisão do título da Supercopa Rei foi para os pênaltis.

Pênaltis

Calleri iniciou as cobranças para o São Paulo e tirou o zero do placar do Mineirão. Batedor oficial do Palmeiras, Raphael Veiga bateu mal, mas converteu. Galoppo deslocou Weverton e fez; Gabriel Menino manteve o marcador empatado. Pablo Maia marcou e Rafael pegou a cobrança do zagueiro Murillo.

Michel Araújo fez 4 x 2 para o São Paulo. Piquerez parou em Rafael, que decretou o título do Tricolor.

Ficha técnica

PALMEIRAS 0 (2) x (4) 0 SÃO PAULO

Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke (Gabriel Menino), Richard Ríos (Aníbal Moreno), Zé Rafael (Luís Guilherme) e Piquerez; Raphael Veiga, Rony e Flaco López (Jhon Jhon). Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo – Rafael; Rafinha (Moreira), Arboleda, Diego Costa e Welington (Erick); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Ferreirinha) e Nikão (Michel Araújo); Luciano (Galoppo) e Calleri. Técnico: Thiago Carpini.

Árbitro – Bráulio da Silva Machado (SC).

Cartões amarelos – Zé Rafael, Flaco López, Luís Guilherme, Marcos Rocha, Raphael Veiga, Abel Ferreira e Vitor Castanheira (Palmeiras); Welington, Pablo Maia, Luciano e Thiago Carpini (São Paulo).

Local – Mineirão, em Belo Horizonte.

Fonte: Metrópoles

Artigo anterior“Sofri uma humilhação”, lamenta ex-cover oficial de Marília Mendonça
Próximo artigoTCE-AM reprova contas e multa gestores do Fundo de Previdência de Fonte Boa