A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) terá, a partir de janeiro de 2023, uma nova composição em suas 24 cadeiras. Após a eleição no último domingo (2), o resultado mostrou a renovação de dez vagas. O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União) foi o mais votado do pleito, com 105.506 votos (com 99,99% das urnas apuradas). A votação, que também é a maior já dada a um deputado estadual no Amazonas, o reconduz ao exercício do segundo mandato. Ao todo, concorreram 443 candidatos em todo o estado.

O partido União Brasil formou a maior bancada da Aleam, com seis deputados estaduais: os veteranos Roberto Cidade, Joana Darc (87.182 votos), Adjuto Afonso (26.341) e os novatos George Lins (44.520), Thiago Abrahim (31.731), e Mário César Filho (22.309).

Segundo o presidente da Aleam, a Assembleia Legislativa mostrou grandeza ao eleger dois deputados federais, Saullo Vianna e Fausto Júnior, que tiveram votações expressivas. Ele também agradeceu à população do Estado pela vitória significativa. “Reforço que continuarei a trabalhar com o mesmo compromisso e responsabilidade pelo Amazonas. Agradeço a minha família, aos meus amigos e a minha equipe que sempre esteve ao meu lado no dia a dia, nas caminhadas, reuniões, comícios e que fizeram um trabalho de formiguinha para que tivéssemos essa grande conquista”, salientou.

A deputada Joana Darc comemorou ter sido a deputada mulher mais votada da história do Amazonas. “Quero agradecer aos mais de 83 mil votos em todo o Amazonas. A reeleição foi muito difícil, mas conseguimos”, destacou.

O Avante elegeu quatro candidatos: Abdalla Fraxe foi reeleito com 46.287 votos e terá a companhia de Daniel Almeida (35.755), Mayra Dias (34.563) e Wanderley Monteiro (17.787).

O Partido Liberal (PL) também elegeu três deputados: Débora Menezes (32.406), Cabo Maciel (35.853) e Delegado Péricles (24.715). Com três vitoriosos, o Partido Social Cristão (PSC) terá Alessandra Campêlo (48.533), Dr. Gomes (26.941) e Dan Câmara (21.769).

Mayra Dias agradeceu os quase 35 mil votos e afirmou que tudo é resultado de muito esforço. “A partir de agora vamos trabalhar pelo nosso estado”, concluiu.

Foram reeleitos Sinésio Campos (PT), com 38.482 votos e Carlinhos Bessa (PV), com 37.117 votos. O partido Republicanos reelegeu João Luiz (44.939) e Dra. Mayara Pinheiro, com 29.932 votos. “Tivemos uma votação expressiva. Agradeço a Deus, em primeiro lugar a minha esposa e a todos os apoiadores pelo empenho”, disse o deputado João Luiz.

Cristiano D’Ângelo (MDB) foi eleito com 36.618 votos, Felipe Souza (Patriota) com 50.453, Wilker Barreto (Cidadania), com 24.134 votos e Rozenha (PMB), com 20.876 votos.

Cinco deputados estaduais não concorreram à reeleição: Saullo Vianna e Fausto Júnior, ambos do União Brasil, se elegeram deputados federais; Ricardo Nicolau (Solidariedade) ficou em quarto lugar para o governo do Estado e Nejmi Aziz (PSD) e Belarmino Lins (PP) não concorreram.

Não conseguiram se reeleger os deputados Serafim Corrêa (PSB), Álvaro Campelo (PV), professora Therezinha Ruiz e Tony Medeiros, ambos do PL, e Dermilson Chagas (Republicanos).

Confira os eleitos:

UNIÃO BRASIL
Roberto Cidade (reeleito)
Joana Darc (reeleita)
Adjuto Afonso (reeleito)
George Lins (novato)
Thiago Abrahim (novato)
Mário César Filho (novato)

AVANTE
Abdala Fraxe (reeleito)
Daniel Almeida (novato)
Mayra Dias (novata)
Wanderley Monteiro (novato)

PL
Cabo Maciel (reeleito)
Delegado Péricles (reeleito)
Débora Menezes (novata)

PSC
Alessandra Campêlo (reeleita)
Dr. Gomes (reeleito)
Coronel Dan Câmara (novato)

FEDERAÇÃO FÉ BRASIL
Sinésio Campos (reeleito)
Carlinhos Bessa (reeleito)

REPUBLICANOS
João Luiz (reeleito)
Dra. Mayara Pinheiro (reeleita)

PATRIOTA
Felipe Souza (reeleito)

MDB
Cristiano D’Ângelo (novato)

CIDADANIA
Wilker Barreto (reeleito)

PMB
Rozenha (novato)

Artigo anteriorWebconferência discute prevenção e tratamento do câncer de mama na capital amazonense
Próximo artigoSenado analisa uso de recursos da saúde para custear piso da enfermagem