Brasil – Menos de 24 horas foram suficientes para que o empresário e candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), superasse o número de seguidores da também candidata Tabata Amaral (PSB) em sua nova conta no Instagram. Essa nova página foi criada após a Justiça Eleitoral suspender seu perfil oficial a pedido de Tabata.

A conta reserva de Marçal, @pablomarcalporsp, foi lançada no sábado (24) após a suspensão de seu perfil principal (@pablomarcal1), que contava com mais de 13 milhões de seguidores. A suspensão foi resultado de uma ação movida por Tabata Amaral, que alegou que Marçal estaria liderando um esquema de pagamentos nas redes sociais, semelhante ao caixa 2, para promover sua campanha.

Apesar da suspensão, Marçal viu um crescimento impressionante em sua nova conta. Até as 11h da manhã deste domingo (25), menos de 24 horas após a primeira postagem, seu novo perfil já contava com 2 milhões de seguidores, superando os 1,5 milhão de seguidores de Tabata no Instagram.

Motivo da Suspensão

A ação movida por Tabata Amaral acusa Marçal de comandar um esquema de pagamentos para que apoiadores editem e publiquem vídeos favoráveis a ele nas redes sociais, caracterizando uma possível prática de abuso econômico na campanha. O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, responsável pela decisão, encontrou indícios de que Marçal estaria extrapolando os limites legais ao incentivar a disseminação de sua imagem e mensagens através dos chamados “cortes” de vídeos, que poderiam estar sendo monetizados de forma indevida.

O magistrado ressaltou que a decisão visa garantir a “paridade de armas” entre os candidatos, buscando equilibrar as condições de campanha, especialmente nas redes sociais, onde a propagação rápida de informações pode ter consequências significativas. A liminar não impede a criação de novos perfis para propaganda eleitoral, mas suspende aqueles que utilizam a monetização dos “cortes” por terceiros interessados.

Artigo anteriorVenezuela rebate declaração de 11 países sobre eleições: “Governos insolentes e fracassados”
Próximo artigoCEO do Telegram é preso na França, conforme divulgam veículos locais