Foi descoberto no Planalto do Tibete, sudoeste da China, um novo vírus de 15 mil anos. Os organismos sobreviveram na região devido ao seu congelamento e foram identificados a partir da perfuração da geleira Guliya.

As amostras foram retiradas em 2015 do cume de Guliya, a quase 7 quilômetros de altitude. A análise identificou códigos genéticos para 33 diferentes vírus; desses, 4 já foram registrados anteriormente — normalmente infectam apenas bactérias — e 28 novos tipos foram confirmados até o momento.

Segundo cientistas que participaram da operação, duas amostras de gelo foram analisadas e revelaram que alguns dos parasitas são diferentes de todos já catalogados pela comunidade científica até então.

Pesquisadores afirmam que a novidade pode ajudar a entender o processo de evolução dos vírus e do clima ao longo do tempo pois o núcleo de um gelo pode arquivar informações sobre microrganismos e condições atmosféricas do passado, área utilizada inclusive para prever mudanças climáticas futuras.

Artigo anterior“Blindada” que adorava namorar com traficante é encontrada nua com diversas facadas; veja vídeo
Próximo artigoPolicial Militar agride advogado algemado e o arrasta pelo chão; veja vídeo