Esportes – A Seleção da Alemanha vai refazer o número 44 da nova camisa da equipe, porque seu formato é semelhante ao símbolo da Schutzstaffel (SS), organização paramilitar ligada ao partido nazista. A Federação Alemã de Futebol (DFB) fez o anúncio nesta segunda-feira, 1º.

Assim que a camisa foi lançada, usuários começaram a fazer encomendas com o número 44. A DFB anunciou, no Twitter/X, que já havia submetido os números de 1 a 26 para uma revisão da UEFA, organização responsável por comandar o futebol europeu. No entanto, nenhuma das partes encontrou algum tipo de proximidade com símbolos nazistas.

Embora nenhum atleta da seleção masculina e feminina alemã use o 44, os dirigentes afirmaram que vão elaborar um design alternativo para o número. Trata-se de um cuidado com as possíveis personalizações dos torcedores, disponibilizadas pela Adidas.

Adidas se posiciona sobre o número 44 da camisa da Alemanha

Segundo a agência de notícias Reuters, o porta-voz da Adidas, Oliver Bruggen, disse à mídia alemã que a empresa iria bloquear o número 44 o mais rápido possível. “Como empresa, nos opomos ativamente à xenofobia, ao anti-semitismo, à violência e ao ódio em qualquer forma”, declarou.

A partir desta terça-feira, 2, a personalização da camisa alemã no site da Adidas está suspensa. A proibição não foi feita para outras seleções que a empresa patrocina.

Há menos de duas semanas, a Seleção da Alemanha anunciou a saída da Adidas como fornecedora de material esportivo. A parceria existia existe desde a década de 1950. O gigante norte-americano Nike assumirá a vaga a partir de 2027.

Fonte: Revista Oeste

Artigo anteriorProdutores rurais se unem contra invasões do MST
Próximo artigoPeladão! Prestes a completar 40 anos, Junior surge totalmente sem roupa