O coronel Marcos Vinícius Poinho Encarnação, que atua há mais de 30 anos na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi afastado de suas funções após ser denunciado por agressão pela ex-esposa, Iolanda Martins. A gravidade do caso aumentou após a divulgação de vídeos que mostram o oficial imobilizando e agredindo a mulher em um posto de combustíveis em Manaus, em junho deste ano. Ele teve a arma funcional recolhida, mas segue recebendo salário, já que a suspensão remuneratória depende de decisão judicial.

A agressão ocorreu após uma discussão, enquanto o casal consumia bebidas alcoólicas, e faz parte de uma série de episódios de violência relatados por Iolanda. Nas redes sociais, ela afirmou sofrer abusos desde 2012, mas que escondia a situação para proteger a família. Segundo o advogado da vítima, após apanhar no posto, Iolanda desmaiou e foi levada para um quarto da loja de conveniência. Ao despertar, disse ter sido novamente agredida por policiais que atendiam à ocorrência, relatando asfixia por joelho até ser liberada por ordem do coronel.

O caso é investigado em duas frentes. Na Polícia Militar, o coronel responde a um Inquérito Policial Militar (IPM) na Diretoria de Justiça e Disciplina desde junho. A corporação afirmou repudiar qualquer ato de violência contra a mulher e acompanha o caso para adoção das medidas cabíveis, sem detalhar o andamento.

Paralelamente, a Polícia Civil apura a denúncia por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul. A vítima registrou Boletim de Ocorrência e entregou uma pasta com evidências de agressões desde 2022. As investigações seguem sob sigilo. Até agora, o coronel não se pronunciou.

Artigo anterior“Xandão” vota por absolver general do Amazonas e condenar núcleo da trama golpista
Próximo artigoWePink de Virginia Fonseca pagará R$ 5 milhões em indenização por práticas abusivas contra consumidores