MUNDO – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta quinta-feira (11/5) que a mpox – anteriormente conhecida como váriola dos macacos – não representa mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii).

O anúncio vem menos de uma semana depois de a OMS tomar a mesma decisão a respeito da Covid-19. Na prática, o ato corresponde a diminuir o nível de alerta mundial em relação à doença. O líder da OMS aceitou a recomendação do comitê de especialistas responsáveis por monitorar o vírus mpox, que se reuniu na quarta-feira (10/5) para discutir a situação atual da doença no mundo.

“O surto de mpox em vários países não representa mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Eu aceitei esse conselho e tenho o prazer de declarar que os impactos não são mais uma emergência de saúde global”, afirmou Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

A mpox foi declarada como uma emergência pública em julho de 2022, após o vírus se espalhar rapidamente e provocar uma escalada de casos. Ao todo, foram registrados aproximadamente 87 mil casos em todo o mundo.

Artigo anteriorJovem tem cabeça estourada no meio da rua e assassinos deixam “bilhete” macabro; veja vídeo
Próximo artigoVulgo “Corujão” teria fugido do Parque São Pedro após ser jurado de morte por facção; veja vídeo