Manaus|AM – Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus vem sendo vítimas da ação de criminosos com frequência. São constantes os casos de furtos e assaltos. A onda de violência preocupa pacientes e profissionais de saúde que reclamam da falta de efetivo da polícia para solucionar os casos.

Cabos de energia que alimentam a Unidade Básica de Saúde Mansour Bulbol ficaram danificados após tentativa de furto no local, por isso a unidade situada na avenida Desembargador João Machado, na zona Centro-Oeste de Manaus, teve que suspender o atendimento na manhã da última quarta-feira, 15/08.

Um dos profissionais de saúde inseguros com a situação é um técnico de enfermagem que não quis se identificar com medo de represálias. Ele diz que não consegue mais trabalhar com a mesma tranquilidade, já foi vítima de três assaltos esse ano, na unidade de saúde, a última vez ele atendia um paciente. “Assusta bastante, dá medo de levar um tiro ou algo assim. A gente procura só não reagir”, revela.

Segundo uma testemunha, o furto foi evitado porque o criminoso ao cortar os cabos de energia, recebeu uma descarga elétrica e desmaiou. A empresa de segurança foi acionada pelo alarme e esteve no local e o suspeito acordou na hora e conseguiu fugir.

Um paciente e funcionário da unidade de saúde que foi vítima de um dos assaltos, disse que durante ação, os criminosos agem com bastante violência e chegam a agredir com coronhadas. 

Para a equipe da UBS esse tipo de ação só prejudica a população, no sentido que os atendimentos acabam sendo suspensos.

 

Artigo anteriorTCE-AM lança novo Diário Oficial Eletrônico na próxima semana
Próximo artigoCaminhada na zona Norte abre campanha de Omar e Bisneto