BRASIL – A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a realização da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025.

A realização da COP 30 em Belém foi proposta pelo presidente Lula (PT) enquanto ainda nem havia sido empossado, em novembro de 2022, na reunião da COP 27, realizada no Egito.

Agora, o presidente se juntou ao governador Helder Barbalho, do Pará, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para anunciar a confirmação da ONU para o evento no Brasil em 2025. Lula classificou o fato como uma “notícia extraordinária”. Já Mauro Vieira destacou que “será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém”.

Barbalho celebrou a oportunidade de um estado localizado na região da Amazônia sediar uma conferência ambiental de tamanha importância: “é uma satisfação muito grande, eu queria festejar em nome do povo do Pará, e claro, de todos os brasileiros, o privilégio do nosso país poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. Aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente”.

“O estado do Pará e a cidade de Belém estarão ávidos a receber a todos, e trabalhando para que possamos, por um lado, fazer um belo evento – mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta – mas por outro lado também, a construção do desenvolvimento sustentável em favor da nossa região”, concluiu.

Veja no vídeo abaixo:

Artigo anteriorPela quinta vez consecutiva, Manaus tem a melhor Saúde Básica do país pelo Previne Brasil
Próximo artigoMotoboy diz que suspeita de envenenar mulher com bombons o ameaçou