
O Talibã participará pela primeira vez de uma conferência climática da ONU, a COP-29, marcada para começar nesta segunda-feira, 11, no Azerbaijão. Esta é a primeira vez que o grupo terrorista é incluído em um evento internacional desde que assumiu o controle do Afeganistão em 2021, e ainda não é reconhecido como governo legítimo do país.
A Agência Nacional de Proteção Ambiental do Afeganistão anunciou em suas redes sociais que uma delegação técnica viajou para Baku, capital do Azerbaijão, para o evento. O chefe da agência, Matiul Haq Khalis, afirmou que o grupo usará a conferência para fortalecer a cooperação internacional em questões ambientais e climáticas, além de destacar as necessidades do Afeganistão em relação ao acesso a recursos financeiros e discutir esforços de adaptação às mudanças climáticas.
Por outro lado, o regime talibã continua a impor restrições severas aos direitos das mulheres no Afeganistão, como a proibição de estudar além da sexta série, trabalhar em muitos setores, ou frequentar espaços públicos como academias e parques. Mulheres também são obrigadas a cobrir o corpo e a viajar apenas acompanhadas por um parente masculino.


