O programa Opera+ Amazonas entra em uma nova fase, consolidando-se como estratégia permanente para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas em todo o estado. Após um histórico de mais de 336 mil cirurgias realizadas em 2025, a iniciativa visa otimizar a assistência e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O governador Wilson Lima destacou a importância da celeridade no atendimento. “Na prática, o tempo de espera menor significa melhor qualidade de vida para o paciente e para os familiares. Quando a cirurgia acontece de forma mais célere, evita que esse paciente tenha outras complicações”, afirmou.

Doralice Cardoso, 41 anos, é uma das beneficiadas e relata a eficiência do programa no Hospital e Pronto-Socorro Adriano Jorge, em Manaus. “Está sendo muito bom para todos, e está sendo rápido agora, graças a esse mutirão. Facilitou muito a vida da gente”, disse.

Ampliação e tecnologia a serviço da saúde

Com as novas incorporações à rotina das unidades de saúde, o Opera+ Amazonas prevê a oferta ampliada de cirurgias eletivas, com a meta de reduzir o tempo de espera para, em média, 30 dias. O uso da assistente virtual do Saúde AM Digital auxilia na convocação organizada dos pacientes.

Assistência descentralizada no interior

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que o interior do estado também faz parte do planejamento estratégico, com ações descentralizadas e a utilização da capacidade instalada na capital para procedimentos que ainda não podem ser realizados localmente.

Bruna Layce Bentes, 32 anos, natural de Lábrea, aguarda uma cirurgia de vesícula e testemunha os benefícios do programa. “Com esse mutirão, consegui marcar minha cirurgia. Foi um alívio porque a crise que a gente passa é muito ruim, e graças a Deus, consegui a cirurgia bem mais rápido”, relatou.

Resultados expressivos do Opera+

Desde sua criação em 2021, o Opera+ registrou 336.816 cirurgias em 2025. O programa também contribuiu para uma queda de 60,2% nas filas para cirurgias gerais entre julho de 2025 e janeiro de 2026. Os prazos para procedimentos comuns foram significativamente reduzidos: até 40 dias para hérnia e vesícula, até 30 dias para cirurgias ginecológicas e varizes, e até 7 dias para catarata.

Com informações da assessoria

Artigo anteriorAuxílio Estadual e Prato Cheio: como programas do Amazonas transformam vidas e combatem a fome
Próximo artigoLaringes eletrônicas devolvem a voz a pacientes com câncer de laringe na FCecon