Brasil – A bancada da oposição na Câmara dos Deputados protocolou na segunda-feira 4 um pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O documento foi apresentado à Procuradoria-Geral da República (PGR).

No texto protocolado pelo deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), os parlamentares alegam que o ministro cometeu crime de responsabilidade ao não encaminhar as imagens do Palácio da Justiça à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

“Há fortes indícios de que houve uma conduta ativa para a exclusão das imagens, o que configura, em tese, o crime de fraude processual”, afirmou Bilynskyj.

Depois do requerimento aprovado na CPMI do 8 de Janeiro para o envio das imagens do ministério, Flávio Dino encaminhou apenas as de quatro câmeras, alegando que o sistema da pasta tem capacidade de armazenamento limitada. De acordo com ele, as imagens só ficam arquivadas por menos de 30 dias.

No pedido de impeachment do aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a oposição questiona a justificativa dada à CPMI. Além disso, os parlamentares acusam o ministro de estar mentindo.

“A empresa responsável pela manutenção das câmeras já desmentiu Dino e informou que não há um prazo predeterminado para a exclusão das imagens”, disse o deputado Evair de Melo (Progressistas-ES). “Ou seja, Dino está acobertando algo e atuando de forma ativa no caso, praticando o crime de fraude processual, segundo o Código Penal.”

Pedido de impeachment da oposição contra Flávio Dino

No documento encaminhado à PGR, em que pedem o impeachment de Flávio Dino, parlamentares da oposição também acusam o ministro de omissão ao não utilizar a Força Nacional de Segurança para apoiar os policiais nem o Exército durante as manifestações do 8 de janeiro.

Via: Revista Oeste

Artigo anteriorHomem está desaparecido há 5 dias após ser visto pela última vez na Praia da Ponta Negra, em Manaus
Próximo artigo[VÍDEO] Malafaia praticamente pede para ser preso e diz que não vai pedir habeas corpus: “me deixa lá”