Saúde – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou o fim da emergência global de covid-19. O comunicado foi emitido na manhã desta sexta-feira, 5.

A chamada Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020. A decisão não altera o título de pandemia de covid, que só foi declarado meses mais tarde, em março do mesmo ano.

“A covid está sendo muito mais do que uma crise sanitária”, observou Tedros. “Causou uma grave turbulência econômica, eliminando trilhões do PIB mundial, interrompendo viagens e comércio, fechando negócios e mergulhando milhões na pobreza.”

Adhanom explicou as razões para a medida adotada pela OMS. Além do avanço da vacinação contra o vírus, o órgão registrou diminuição no número da mortalidade a nível global.

“Por mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda, com a imunidade da população aumentando devido à vacinação e infecção”, disse o diretor-geral da OMS. “A diminuição da mortalidade e a pressão sobre os sistemas de saúde nesta tendência permitiram que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes da covid-19.”

De acordo com a OMS, de março de 2020 até o presente momento, o mundo registrou 765 milhões de casos e quase sete milhões de mortes em decorrência da infecção por covid-19. As primeiras variantes do vírus Sars-CoV-2 (Alfa, Gama e Delta) provocaram ondas com altos números de óbitos em diversos países, incluindo o Brasil.

Pandemia no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil teve de 2020 até o presente momento, pouco mais de 700 mil pessoas mortas por conta da covid-19. O número acumulado de casos confirmado no mesmo período é de mais de 37 milhões de casos.

Fonte: Revista Oeste

Artigo anteriorOMS declara encerrado o estado de emergência da pandemia de Covid-19
Próximo artigoSTF forma maioria para derrubar indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira