Um homem identificado como Paulo Cesar da Silva matou dois vizinhos a tiros de espingarda em São José dos Pinhais (PR), no sábado (6), em um ataque que teria sido motivado por intolerância religiosa. As vítimas eram pai e filho: Claudecir Costa Lima, 52 anos, e Felipe Willyan Cardoso, 17, ambos evangélicos.

De acordo com a Polícia Civil, Paulo passou o dia praticando tiro ao alvo e, à noite, foi até a casa da família dirigindo seu caminhão. Ele chamou as vítimas no portão, voltou ao veículo, pegou a espingarda e atirou primeiro contra Claudecir. Felipe, que foi até a janela para ver o que estava acontecendo, também foi baleado. Os demais familiares se esconderam dentro de casa e sobreviveram.

Câmeras de segurança registraram toda a ação.

A mãe e esposa das vítimas, Rosimari Costa Lima, relatou que tentou socorrer o filho, mas percebeu que ele havia sido baleado ao ver a camiseta ensanguentada. Ela afirmou ter permanecido com o jovem até o momento da morte.

Rosimari também contou que viu a esposa de Paulo no portão após os disparos. Segundo ela, a mulher teria dito que o criminoso “não gostava da família porque eles eram crentes”.

Histórico de violência

A família já havia denunciado um episódio grave envolvendo o vizinho: cerca de dois anos e meio antes, Paulo invadiu a propriedade e matou o cachorro deles a tiros. Desde então, segundo testemunhas, as vítimas tinham medo do agressor e evitavam contato.

O delegado responsável pelo caso afirma que há relatos de que Paulo rejeitava a família por serem evangélicos, mas ainda não há confirmação formal de motivação religiosa.

Após fugir no caminhão, Paulo se apresentou à Delegacia de São José dos Pinhais na terça-feira (9), acompanhado do advogado. Ele afirmou ter antigas desavenças com a família e disse se irritar porque Claudecir estacionava veículos próximos à chácara dele.

A Polícia Civil, porém, considera o motivo fútil. O caso é investigado como homicídio qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas.

Artigo anteriorSine Amazonas divulga 149 vagas de emprego para esta sexta-feira (12)
Próximo artigoProfessora Maria do Carmo escancara endividamento da gestão David Almeida: ‘real ficou pouco pra ele’