Manaus – A Panasonic anunciou que deixará de fabricar televisores no Brasil. A produção é concentrada na unidade de Manaus, onde a linha será encerrada. A fábrica manterá no Amazonas apenas a produção de micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos.

Com a decisão, 130 funcionários serão demitidos até dezembro. Isso representa 5% dos 2,4 mil trabalhadores da empresa no país.

A Panasonic também tem fábricas em Extrema (MG), onde produz máquinas de lavar e refrigeradores. No município de São José dos Campos (SP), a empresa fabrica pilhas de zinco e alcalinas.

É a terceira multinacional do setor eletroeletrônico a deixar Manaus. As japonesas Sony e Canon já haviam anunciado a saída e o encerramento de suas linhas de produção. No caso da Sony, também no segmento de TVs e câmeras de vídeo. A Canon encerrará sua linha de máquinas fotográficas.

O segmento de TVs é dominado no país pelas sul-coreanas LG e Samsung, que dominam investimentos em tecnologia e lançam novos produtos com intervalos curtos de tempo.

A LG, inclusive, reforçou a unidade de Manaus com a linha de monitores antes fabricados em Taubaté (SP), onde encerrou a produção.

Artigo anteriorApós 13 anos, pai de Britney Spears decide abrir mão de curatela da cantora
Próximo artigoMesmo com derrota na Copa América, Brasil sobe para segundo lugar no raking da Fifa