Mundo – O Papa Leão XIV, líder da Igreja Católica, criticou as políticas de imigração de linha dura do presidente dos EUA, Donald Trump, chegando a questionar se elas estão alinhadas com os ensinamentos pró-vida da Santa Igreja.

Em entrevista concedida para os jornalistas, o Papa Leão não pensou duas vezes ao fazer uma declaração direta sobre o assunto. “Alguém que diz que é contra o aborto, mas concorda com o tratamento desumano de imigrantes nos EUA, não sei se isso é pró-vida“, disse o pontífice, do lado de fora de sua residência em Castel Gandolfo nesta última terça-feira (30).

É válido lembrar que a posição da Igreja Católica de que a vida é sagrada desde a concepção até a morte natural é um dos ensinamentos mais fortes da denominação.

Papa Leão XIV surpreende fiéis ao falar sobre aborto

O Papa ainda voltou a falar sobre o aborto após ser questionado por um jornalista norte-americano sobre a decisão da arquidiocese de Chicago de conceder um prêmio ao senador de Illinois Dick Durbin, democrata que apoia o direito ao aborto. A medida atraiu críticas veementes de católicos conservadores, incluindo vários bispos dos EUA.

“É muito importante analisar o trabalho geral que o senador fez“, disse o Papa. “Eu entendo a dificuldade e as tensões, mas acho, como eu mesmo já disse no passado, que é importante analisar muitas questões relacionadas ao que é o ensinamento da Igreja“, seguiu ele. “Alguém que diz que é contra o aborto, mas diz que é a favor da pena de morte, não é realmente pró-vida“, completou.

É válido lembrar que, o pontífice é o primeiro na história a ser norte-americano e, diferente de Francisco, não crítica pontualmente e diretamente Trump.

Artigo anteriorAlexandre de Moraes determina que PGR se manifeste em cinco dias sobre prisão de Eduardo Bolsonaro
Próximo artigo‘Sem anistia, não haverá eleição em 2026’, ameaça Eduardo Bolsonaro