Um Papai Noel é acusado de falhar nas medidas de segurança e infectar 75 pessoas com a covid-19, durante sua visita de Natal a lares de idosos.

Após uma viagem para espalhar alegria entre os residentes de Antuérpia, na Bélgica, Sinterklaas que usa a fantasia do “bom velhinho” e seu ajudante, Zwarte Piet, foram acusados de espalhar o vírus mortal.

Um virologista renomado avaliou a viagem como “estúpida” e um residente precisou tomar oxigênio. Nas imagens postadas na internet, nota-se que o Papai Noel também não cumpriu as medidas de distanciamento social.

O ajudante, Zwarte, conhecido como “Black Pete”, há tempos enfrenta acusações por promover estereótipos raciais.

O Papai Noel foi acusado de “super espalhar” o vírus mortal, transmitindo-o a 61 residentes idosos e 14 funcionários da casa de saúde Hemelrikck, na semana passada.

Os lares de idosos da Bélgica foram fortemente atingidos pelo vírus, com funcionários relatando falta de EPIs.

O Papai Noel adoeceu e o teste deu positivo para coronavírus três dias depois de visitar o asilo.

Isso levou as autoridades de saúde a começarem os testes em casa – revelando que várias outras pessoas estavam infectadas.

O lar afirma que o distanciamento social foi observado, mas as fotos do evento festivo mostram o Papai Noel próximo aos moradores idosos.

A Cruz Vermelha e o governador da Antuérpia estão enviando funcionários com resultado positivo para casa.

“Será tudo em mãos na próxima semana”, disse o prefeito Wim Caeyers. Ele acrescentou: “Ela [a visita] foi feita com o melhor intuito, mas deu errado. Foi um dia muito negro para o asilo. É uma tensão mental muito grande para o homem que interpretou o Papai Noel, bem como para os organizadores e a equipe”, afirmou.

Até o prefeito foi forçado a admitir que as fotos provavam que nenhum distanciamento social estava sendo seguido.

Um porta-voz da Armonea, empresa que administra a casa, disse: “A equipe está muito chocada com o que aconteceu, mas isso também os motiva a retirar o vírus novamente”.

No entanto, Marc Van Ranst, um dos principais virologistas da Bélgica, expressou dúvidas de que uma pessoa pudesse ter causado 75 infecções.

Ele disse: “Mesmo para um super espalhador, essas são muitas infecções de uma vez”. O professor Van Ranst disse que a ventilação provavelmente desempenhou um papel na disseminação e que as medições de CO2 devem ser feitas por autoridades de saúde locais.

Ele acrescentou que receber a visita do Papai Noel durante uma pandemia foi uma “ideia estúpida”.

No fim de semana, a Bélgica registrou um aumento de 2.762 novos casos no sábado e outros 4.978 no domingo.

Artigo anteriorCão tenta socorrer gato que foi atropelado na rua, assista!
Próximo artigoAlok compartilha primeira foto com filha no colo