Durante visita à sede da Interpol em Lyon, na França, nesta segunda-feira (9/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o crime organizado está infiltrado em diversas esferas da sociedade, incluindo a política, o futebol e o Judiciário.

A declaração foi feita durante discurso ao delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, primeiro brasileiro a assumir o comando da Interpol. Lula destacou a complexidade atual do trabalho policial diante da atuação de facções criminosas estruturadas.

“Meu caro Valdecy, o papel da polícia no mundo talvez nunca tenha sido tão difícil. O crime organizado não é mais feito de simples quadrilhas, mas de verdadeiras empresas multinacionais infiltradas em empresas, na política, no Judiciário, no futebol e em áreas da cultura”, afirmou o presidente.

Lula na França

Lula está na França desde quarta-feira (4/6). Em Paris, participou de compromissos com o presidente Emmanuel Macron, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris e foi homenageado pela Academia de Paris.

Também esteve na prefeitura da capital francesa e concedeu entrevista coletiva. No fim de semana, seguiu para Nice, onde participou de reuniões bilaterais com lideranças internacionais e de uma conferência da ONU sobre os oceanos.

A visita à Interpol encerrou a agenda do presidente no país. O retorno a Brasília está previsto para a noite desta segunda-feira.

Artigo anterior“Sósia” de MC Poze e membro do CV é preso por furtar carros no DF e mandar ao RJ
Próximo artigoUEA promove Semana de Pesquisa, Direito e Inovação com eventos acadêmicos