Na última terça-feira, 02/2, o Parceiros Brilhantes, instituto social sem fins lucrativos, realizou a entrega de 100 leitos automáticos a 22 unidades de saúde da rede pública da capital amazonense. A ação faz parte da campanha #SOSManaus com o objetivo de dar assistência voluntária à sociedade civil durante o período de calamidade pública causada pela pandemia da COVID-19.

Segundo a diretora executiva do instituto, Mayara Brilhante, os 100 leitos tiveram valor total de R$410 mil e foram adquiridos com a verba destinada à campanha a partir das doações. “A importância desses leitos é justamente dar mais qualidade aos pacientes que estão nos hospitais e nos SPAs à espera de um espaço confortável para receber o tratamento. Muitas vítimas estavam sendo atendidas em cadeiras, nos corredores. É um momento de pensarmos no próximo e esses leitos dão uma esperança a quem mais precisa”, informa.

A compra foi realizada na cidade de Colombo, no Paraná e chegaram a Manaus no fim de semana antes da ação. Além dos leitos, o Parceiros Brilhantes entregou no último sábado, 30/1, mais de 500 mil itens hospitalares à 27 unidades de saúde da rede pública do Amazonas.

Os 100 leitos foram divididos entre o Hospital 28 de Agosto (06), Fundação de Medicina Tropical (06) Maternidade Dr. Moura Tapajós (02), SPA São Raimundo (05), SPA Joventina Dias (05), SPA Alvorada (05), Fundação Cecon (06), Instituto da Mulher Dona Lindu (01), SPA Zona Sul – Educandos (05), Maternidade Estadual Balbina Mestrinho (02), Hospital Universitário Getúlio Vargas (06), UPA José Rodrigues (05), SPA e Policlínica Dr. Danilo Côrrea (05), SPA Enf. Ealimeme Rodrigues Mady (05), SPA e Policlínica Dr. José Lins (05), UPA Campos Sales (05), Hospital e Maternidade Chapot Prévost (05), HPS Dr. João Lúcio (06), HPS Dr. Aristóteles Platão (06), SPA Coroado (05), Maternidade Ana Braga (02), HPS da Criança Zona Oeste (01).

#SOSManaus

A força tarefa no instituto teve início no dia 14 de janeiro, com a crise de oxigênio na capital. A partir daí, o grupo reuniu forças para dar continuidade à campanha que contou com mais de R$1 milhão em doações de pessoas físicas, celebridades, empresas, empresários, times de futebol e parcerias com grupos e voluntários. Além das ações voltadas para a saúde, o Parceiros Brilhantes também distribui mais de mil cestas básicas em comunidades carentes da capital e do interior e dando assistência home care às vítimas do coronavírus.

Mais informações sobre o projeto e ações do grupo no site www.parceirosbrilhantes.com

Artigo anteriorCOVID-19: estudo aponta que vinho combate enzimas do coronavírus
Próximo artigoAvião da China chega em SP com insumos para 8,6 milhões de vacinas